Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
.

Mulheres Submissas



SUBMISSÃO
A submissão não é um ato de subordinação em uma situação difícil, mas um profundo sentimento de confiança arraigado no coração da mulher, com respeito à soberania de Deus na vida do marido. Isto resulta em uma atitude e em atos de obediência em relação ao marido, compreendendo os resultados finais da sua colaboração com Deus, segundo a escala de autoridade por Ele estabelecida, irá superar grandemente quaisquer perdas imediatas ou temporárias.
Submissão não que dizer que a mulher não tenha direito às suas opiniões nem o direito de discordar do marido. Não é também necessário que ela modifique as suas convicções com respeito a um dado assunto. Quando, porém, uma decisão “tem que ser tomada” e existe a diferença de opinião, ele deverá reagir com uma atitude de cooperação. Compreende-se que no caso do marido estar errado, Deus irá fazer com que ele veja tal coisa através do fracasso. Quando ela tenta impedir que ele fracasse apenas interfere e adia as lições que Deus deseja ensinar ao marido. Por outro lado, quando o marido está certo, isso também faz aumentar a confiança da esposa na capacidade do Senhor operar através dele !
Deus existe que o homem AME e GUIE a esposa e que a mulher se SUJEITE e HONRE o marido (Efésios 5:25). Ser amada e orientada são as necessidades básicas da mulher, enquanto que a submissão e o respeito são os dois ingredientes essenciais, por parte dela, para que o relacionamento entre marido e mulher possa ter bom êxito.

Deus exige do homem que:
- GUIE a esposa
- AME a esposa

Deus exige da mulher que:
- SE SUBMETA ao marido
- RESPEITE o marido

Por sua própria natureza, o marido tem tendência de ser preponderante em uma dessas duas responsabilidades. Se for um líder marcante, terá a propensão de ser insensível (amor) às necessidades da esposa. Se for sensível à esposa, é bem provável que falhe como guia do lar. Em conseqüência disso, a mulher sente justificada em não obedecer ao que Deus exige dela em matéria de submissão – porque “ele não lidera”, ou em não querer respeitá-lo porque “ele é indiferente e insensível às minhas necessidades”.
Por sua vez, o homem justifica sua falha em liderar porque ela não segue a orientação dele, e em amar, porque ela não o respeita.
O paradoxo está em que, quando o marido ou a mulher tiram os olhos de sua situação e se propõem a fazer aquilo que Deus exige deles como indivíduos, as respectivas responsabilidades podem perfeitamente se concretizar no companheiro !

APRENDA A USAR AS MÁS ATITUDES DO COMPANHEIRO(A) COMO MOTIVO PARA SATISFAZER AS NECESSIDADES BÁSICAS DELE(A).
Felizmente é raro o marido e a mulher acharem-se “deprimidos” emocionalmente ao mesmo tempo. Um deles, geralmente, tem uma atitude má e o outro reage, causando conflito. Deus só tem liberdade para realizar Seus propósitos, se o cônjuge que não estiver “deprimido” amar o outro da maneira exigida por Ele para o homem ou para a mulher – ministrando e satisfazendo assim as necessidades do outro !

Quando o marido AMA
- Deus tem liberdade para criar nela o respeito por ele.

Quanto o marido LIDERA
- Deus tem liberdade para fazer operar nos relacionamentos básicos entre eles vários agentes que a levarão a submeter-se.

Os resultados:

Quanto ela se SUBMETE
- O homem é forçado a assumir suas responsabilidades a fim de desenvolver em si mesmo as qualidades de que ele precisa para dar a orientação devida nas suas responsabilidades específicas e decisões necessárias em relação à família.

Quando ela o RESPEITA
- Isto é o meio de Deus criar nele uma boa apreciação e uma grande sensibilidade às necessidades dela, e a chave que permite que Ele (Deus) convença o homem de seu egoísmo e insensibilidade.

Atualmente existem muitas “idéias e teorias” sobre o papel da mulher. Todavia, a questão básica não é a opinião da mulher sobre o que ela deve ser, mas O QUE DEUS REQUER DELA !

PASSOS ESSENCIAIS PARA A MULHER APLICAR EM SUA VIDA A CADEIA DE COMANDO DE DEUS:

a)    Ela deve aprender a fazer diferença entre a POSIÇÃO e PERSONALIDADE.
b)    Compreender que Deus é maior do que o seu marido.

Freqüentemente as mulheres se recusam a aceitar a idéia de “submeter-se” ao marido porque “ele não sabe liderar”, ou “não posso respeitá-lo”. Esta atitude indica claramente uma falha em distinguir entre a POSIÇÃO do marido, que lhe foi dada por Deus como cabeça da esposa e as incoerências de sua PERSONALIDADE.
O marido NÃO PODE LIDERAR se a mulher não seguir !
Duas das principais passagens bíblicas que tratam do papel da mulher nesta ordem são:

“Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; 

Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. 
De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. 
Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela.” – Efésios 5:22-25.

“SEMELHANTEMENTE, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra;”- I Pedro 3:1.

“Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos; 

Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.” – I Pedro 3:5-6.
A tendência natural da mulher é pensar que o marido se aproveitará da situação e irá usá-la como capacho, se ela se submeter a ele.
circunstâncias, em lugar de seu compromisso com o Senhor e a capacidade dEle operar em sua vida.
Quando a mulher coopera com o Senhor, Ele tem a liberdade de levar o marido a convencer-se de seus erros através de reações positivas da esposa.


FAZENDO DISTINÇÃO ENTRE POSIÇÃO E PERSONALIDADE
Deus sempre opera dentro da esfera da responsabilidade delegada. É importante que a mulher saiba fazer distinção entre POSIÇÃO de autoridade do marido sobre ela, e as características e deficiências da PERSONALIDADE dele.
Somente Deus pode ver a vida inteira em sua verdadeira perspectiva:

MARIDO:
Deus colocou o marido como cabeça da mulher. Em virtude do fato de o casamento envolver duas pessoas, uma delas tem que ser a responsável direta pela orientação e pela escolha dos objetivos. Deus INDICOU o homem.

MULHER:

As responsabilidades da mulher são diferentes; relacionam-se com as necessidades do lar e dos filhos.
(Ver: I Coríntios 11:2 – 11:3 - Provérbios 6:20-23 – Efésios 5:22 -23 – I Coríntios 11:8-10 – Gênesis 2:16)

POSIÇÃO:
Procurando relacionar-se com seu marido e ajustando-se às diversas facetas da personalidade dele, bem como às sua deficiências, é importante que a esposa faça uma avaliação das perguntas que seguem e aplique, aquilo que descobrir à sua própria vida.

QUE É QUE MOTIVA SUAS REAÇÕES EM GERAL, COM RELAÇÃO A SEU MARIDO ?

Lamentavelmente , o marido ou a mulher quase sempre respondem o seguinte: “Fiz o que devia fazer e meu marido (esposa) não mudou; na verdade, as coisas ficaram piores!” ou “Desisti porque não obtive resultados!”
Deus NÃO prometeu uma vida livre de problemas ou dificuldades, mas sim, o poder para enfrentar qualquer situação.
A afirmação acima reflete na verdade o fato de que o propósito dela ao desobedecer a Deus foi um – motivo dissimulado – aliviar o fardo, ter melhor relacionamento no casamento, em vez de agradar ao Senhor e demonstrar seu amor por Ele através da obediência à Sua Palavra. Se o companheiro se modifica ou quando se modifica, isso é então uma benção adicional do Senhor. O propósito de reagir à maneira de Deus tem em vista o proveito pessoal da esposa, para que ela possa ter paz em meio à tormenta, alegria nas dificuldades e esperança no desespero.

“Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. 

Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; 

Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos; 

E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal.” – II Coríntios 4:8-11.

“ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. 

Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.”- Hebreus 11:1-2.
“Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; 

Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. 
Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. 
E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.”Tiago 1:2-5.

O MOTIVO CERTO E O CENTRO EMOCIONAL:
“E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.”- Lucas 10:27

VOCÊ DEU UM PRAZO A DEUS ?
A soma das necessidades espirituais de seu comportamento é muito maior do que a desarmonia experimentada no relacionamento dos dois. Quando nossa motivação para desejar o seu “crescimento espiritual” é egoísta, nossa tend6encia é nos concentrar nas situações e atitudes que nos perturbam. Essas atitudes negativas refletem apenas um sintoma do verdadeiro problema, que na realidade é mais profundo.

Por exemplo:

UM TENTANTO MODIFICAR O OUTRO:

Certo marido era muito crítico, acusando e condenando a esposa nos primeiros anos do casamento. O casal começou a reagir mutuamente, um tentando modificar o outro e “fazendo o papel do Espírito Santo”, mostrando um ao outro atitudes e atos que precisavam ser mudados.

ELE DESCOBRE O SEU PROBLEMA:
Quando o marido aprendeu o princípio para se alcançar uma consciência limpa, ficou surpreso ao descobrir que a culpa que sentia no subconsciente em relação a um dinheiro que roubara na juventude, as atitudes reprováveis durante o namoro e a rejeição dos conselhos pessoais de pessoas com autoridade, tinham sido a origem de sua atitude crítica em relação à esposa. ELA NÃO TINHA ABSOLUTAMENTE CONHECIMENTO DESSAS COISAS !

Quando o cônjuge coopera com o Senhor – isso permite que Deus, em SEU PRÓPRIO PRAZO DE TEMPO, tenha liberdade de pressionar e persuadir o indivíduo, na hora certa, a fim de que chegue às raízes do verdadeiro problema.

“Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; 

Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. 

Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado. 

Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios; 

Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte.”- I Pedro 4:12-16.

É preciso confiar plenamente em que Deus está operando, e permitir que Ele, há Seu tempo, produza resultados permanentes e duradouros.

-- Certa senhora deu um glorioso testemunho, quando disse: “Depois de me entregar inteiramente ao Senhor e procurar entender-me com meu marido, vivi durante dois anos um verdadeiro inferno do ponto de vista humano, MAS, para ter o marido que agora tenho, VALEU A PENA!

PERSONALIDADE

SUJEITANDO-VOS UNS AOS OUTROS NO TEMOR DE DEUS – Efésios 5:21.

É preciso entender que DEUS deve estar entre o marido e a esposa, portanto, Ele é a ponte que possibilita que flua AMOR e LIDERANÇA do homem para a mulher e RESPEITO e SUBMISSÃO da mulher para com o homem.

Haverá sempre atitudes, idiossincrasias (Constituição individual, em virtude da qual cada indivíduo sofre diferentemente os efeitos da mesma causa), incompreensões, erros a serem corrigidos e decisões a serem seguidas, que, com base em uma reação instintiva, parecerão errados !

Por isso é imperativo que o CENTRO e os OBJETIVOS de um casal estejam bem fixados NO SENHOR. Quanto mais se aproximarem do Senhor, tanto mais serão atraídos um para o outro espiritualmente.

Quando surge uma “barreira” ou desentendimento entre o casal, e a mulher sente que o marido está errado, Deus quer que ela, primeiramente, resolva em sua mente este problema básico:

DEUS É MAIOR DO QUE O MEU MARIDO ?

A intuição da mulher é geralmente mais exata do que a lógica masculina. Mesmo que ela no momento não consiga externar bem seus sentimentos com palavras claras, isto não deve servir para base para que ela despreze suas próprias opiniões.

“SEMELHANTEMENTE, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra;”- I Pedro 3:1

SERÁ QUE EU CREIO QUE SE MEU MARIDO ESTIVER PRESTES A TOMAR UMA DECISÃO QUE EM ÚLTIMA ANÁLISE DESTRUIRÁ OS PROPÓSITOS DE DEUS PARA NOSSO CASAMENTO OU FAMÍLIA, DEUS MUDARÁ A OPINIÃO DE MEU MARIDO ?

“COMO ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do Senhor, que o inclina a todo o seu querer.” - Provérbios 21:1.

COMPREENDA QUE UM DOS MEIOS BÁSICOS PELO QUAL DEUS ATINGE O HOMEM É ATRAVÉS DO FRACASSO !
A mulher em geral tenta evitar que o marido fracasse, quando ele teima em fazer sua própria vontade e não aceita conselhos.
O orgulho e a autoridade do marido são assim ameaçados e ele fará justamente o oposto a fim de impor à sua vontade.

E QUANDO ELE NÃO MUDA DE OPINIÃO E ESTÁ ERRADO ?
DEUS QUER QUE A ESPOSA ESTEJA DISPOSTA A SUPORTAR COM ELE O FRACASSO SEM FALAR: “EU TE DISSE!”

Em exemplo:


UMA PISCINA DE 4.000 DÓLARES E NENHUM DINHEIRO !
-- uma senhora veio ao meu escritório certa manhã, grandemente preocupada, afirmando: “Meu marido decidiu comprar uma piscina de 4.000 dólares. Há três meses que nosso lar está perturbado por causa dessa questão.”

ELA ESTAVA TENTANDO EVITAR O DESASTRE !

“Tentei dizer-lhe que não temos recursos, e que se ele a comprar estaremos arruinados financeiramente ! Já temos dificuldade atualmente em pagar nossas contas.” Perguntei-lhe: “Qual tem sido sua reação? A senhora discute com ele ?” Ela respondeu: “Sim, mas ele não é crente e alguém tem que assumir a responsabilidade da família.”

QUER TENTAR A MANEIRA DE DEUS ?

Conversei com ela sobre os pontos já mencionados e desafiei-a a tentar usar o método de Deus. “Está disposta a acertar tudo com seu marido, e dizer que se ele acha que a família precisa mesmo de uma piscina, a senhora concorda com ele e aceitará qualquer decisão que ele tomar ?” Ela concordou.

ELA PEDIU-LHE PERDÃO POR NÃO ESTAR PERMITINDO QUE ELE ORIENTASSE A FAMÍLIA COMO JULGAVA MELHOR.

Na manhã de sábado ela me telefonou, e disse: “O senhor não acredita o que aconteceu ! Fiz o que o senhor sugeriu. Depois de ter pedido que me perdoasse, senti que ele não estava crendo realmente em mim. Nos dois dias seguintes, ele continuou falando no assunto e eu afirmei que estava disposta a aceitar tudo aquilo que ele achasse melhor.”

A DECISÃO DELE.

Ele voltou do trabalho na sexta-feira e disse casualmente: “Querida, nós vamos comprar a piscina, mas decidi que não necessitamos dela no momento. Talvez no próximo verão.”

A ESTABILIDADE RESULTANTE !

Quando o marido não muda e está errado, a esposa:

- Pode compreender que Deus está operando através dos fracassos do marido.

- Pode enxergar as áreas e pontos em que Deus precisa atuar na vida pessoal do marido em primeiro lugar, antes que Ele possa melhorar o relacionamento do casal.

Quando o marido não muda e está certo, a esposa:
- Renova sua confiança na capacidade do Senhor em guiá-los através do marido.

QUANDO A DECISÃO NÃO É IMEDIATA:
Atritos desnecessários são criados em muitas situações, quando o marido e a mulher deixam de perceber o propósito de Deus na discordância entre os dois com relação a questões que não exigem decisão imediata. Com muita freqüência, o orgulho do homem, ou uma ameaça à sua posição, ou a sua impetuosidade destroem a possibilidade de tomarem as decisões juntos. Damos a seguir “normas para se discernir o propósito de Deus nessas situações.”

QUANDO TANTO O MARIDO COMO A MULHER ESTÃO PROCURANDO AGRADAR AO SENHOR E DISCORDAM EM UM DADO ASSUNTO:
Se a decisão não precisa ser imediata e existem diferenças de opinião – não tome qualquer atitude ou decisão!

a)    Isso pode indicar que ainda não é a hora de Deus agir.

b)    Deus quer dar maior percepção ao marido.

c)    Deus quer ampliar a percepção da mulher.

d)    O tempo modificará as coisas e eles porão a idéia de lado.

e)    O tempo modificará as coisas e eles talvez possam vir a encontrar outra decisão bem melhor.

Se a decisão tiver de ser imediata e eles ainda discordarem, a esposa deve aplicar o princípio da cadeia de comando no casamento, e experimentar a alegria de ouvir o marido dizer – ( se ele estiver errado e descobrir tal coisa): “Querida, eu estava errado e você certa. Obrigado pelo seu amor e paciência, em orar por mim.”

“Andarão dois juntos , se não estiverem de acordo?”- Amós 3:3
“Tornando-se os dois uma só carne”- Gênesis 2:24.
[ continua ]

O menino eo saco de carvâo



GUERRA DE CARVÃO
O menino chega em casa bufando de raiva de um colega da escola que o humilhou na frente de seus amigos.
Em vão seu pai tenta acalmá-lo. Percebendo, então, que ele precisa "botar pra fora" sua raiva, o pai propõe-lhe uma forma alternativa de vingança:
- Vê aquela camiseta branca no varal, filho? Pois, bem, imagine que aquela camiseta é menino que te aborreceu. Pegue aqui neste saco alguns pedaços de carvão e atire bem no peito dele. Vamos ver quantas vezes você é capaz de acertá-lo, até que sua raiva passe.
A coisa toda pareceu-lhe boba, mas ele aceitou, afinal de contas seu pai estava do seu lado.
Errou algumas, acertou outras, mas atirou até a última pedra de carvão que havia no saco. No fim o pai perguntou-lhe:
- E aí, filhão, como se sente?
- Cansado, disse ele sorrindo, mas, em compensação, olha só como ficou a camiseta!

O pai, então, convida-o a entrar e o coloca diante de um espelho. O menino leva um susto ao ver o quanto ficou sujo ao manusear o carvão, e o pai lhe diz:
- Assim é a vingança filho, você sempre acabará ficando sujo enquanto estiver atacando a pessoa que odeia. Perdoar é melhor!
Conceito de vingança
Vingança consiste na retaliação contra uma pessoa ou grupo em resposta a algo que foi percebido ou sentido como prejudicial. Embora muitos aspectos da vingança possam lembrar o conceito de igualar as coisas, na verdade a vingança em geral tem um objetivo mais destrutivo do que construtivo. Quem busca vingança deseja forçar o outro lado a passar pelo que passou e/ou garantir que não seja capaz de repetir a ação nunca mais.
Fonte; wikipédia
O que diz a bíblia sobre vingança
Devemos deixar a vingança nas mãos de Deus. A Bíblia diz em Romanos 12:19 Não vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor. Provérbios 20:22 Não digas: vingar-me-ei do mal; espera pelo Senhor e ele te livrará.
Devemos resistir a vontade de vingar-nos e devemos expressar amor. A Bíblia diz em Mateus 5:38-39 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra.
Não se alegre quando o seu inimigo fracassa. A Bíblia diz em Provérbios 24:17-18 Quando cair o teu inimigo, não te alegres, e quando tropeçar, não se regozije o teu coração; para que o Senhor não o veja, e isso seja mau aos seus olhos, e desvie dele, a sua ira.
Algumas frases importantes sobre vingança
"Não vingue-se, que da vingança vem o arrependimento." (Confúcio)
"Com a vingança, o homem iguala-se ao inimigo. Sem ela, supera-o."
(Francis Bacon)

"Não existe nobreza sem generosidade, assim como não existe sede de vingança sem vulgaridade." (Joseph Roth)
"A vingança é um prazer que dura apenas um dia; a generosidade, um sentimento que pode trazer felicidade para sempre." 
[ continua ]

A Unidade entre o Casal


O acordo é uma porta aberta para a ação de Deus
Muitos casais cristãos estão vivendo hoje fora daquilo que Deus idealizou. Brigas constantes, desrespeito mútuo e distância entre o casal, são vistos em muitos lares. E além da infelicidade que isto produz em seus corações, ainda há a questão do mau testemunho dado.
Penso que este é um assunto que merece nossa atenção, pois o princípio de viver em unidade é algo que não apenas produzirá maior realização emocional no relacionamento, como também liberará sobre o casal as bênçãos de Deus.

Compreendendo a unidade

É importante que consigamos visualizar o que a unidade do casal pode produzir em suas vidas, e então seremos desafiados a preservá-la. Também entenderemos porque o diabo, o adversário de nossas almas, luta tanto contra ela. Jesus nos ensinou que a unidade e concordância permitem Deus agir em nossas vidas: “Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mt. 18.19-20.)

Por outro lado, a falta de unidade impede Deus de agir. A Palavra de Deus nos mostra de modo bem claro que quando o marido “briga” com sua mulher, algo acontece também na dimensão espiritual:“Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações.” (1Pe. 3.7.)

Ao deixar de honrar a mulher como vaso mais frágil e maltratá-la (ainda que só verbalmente), o marido está trazendo um sério problema sobre a vida espiritual do casal. A Bíblia diz que as orações serão impedidas.

É lógico que isto também vale para a mulher, embora quem mais facilmente tropece nisto sejam os homens. O texto bíblico revela que depois de desonrar a mulher na condição de vaso mais frágil (com asperezas), o homem, mesmo que clame ao Senhor, terá sua oração impedida, pois um princípio foi violado.

Deus não age em um ambiente de desarmonia e discordância. Isto é um fato. Quando tentaram construir a torre de Babel, as Escrituras dizem que Deus desceu para ver o que os homens faziam.

E Deus mesmo, ao vê-los trabalhando em harmonia e concordância de propósito declarou: “Eis que o povo é um e todos têm uma só língua; e isto é o que começam a fazer; agora não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer. Eia, desçamos, e confundamos ali a sua linguagem, para que não entenda um a língua do outro.” (Gn. 11.6-7).

O que vemos aqui é que a unidade remove limites. Quando o casal se torna um e fala uma só língua (sem discordância) eles removem os limites diante de si! Deus pode agir livremente num ambiente destes, mas basta perder a capacidade de falar a mesma língua que tudo se perde!

No Reino de Deus, quando dois se unem, o efeito não é de soma, mas de multiplicação. Moisés cantou acerca do exército de Israel: um deles faria fugir a mil de seus inimigos, mas dois deles faria fugir dez mil! (Dt. 32.30.)

A unidade ainda traz consigo outras virtudes. Podemos ver isto numa das figuras bíblicas do Tabernáculo. O propiciatório da arca da aliança figura este princípio. O Senhor disse que ali ele viria para falar com Moisés.

O propiciatório (ou tampa da arca) era o lugar onde a glória e a presença divina se manifestava. E nas instruções para a confecção desta peça, vemos o simbolismo da unidade. Deus disse que os dois querubins deveriam ser uma só peça de ouro batido; com isto falava simbolicamente de unidade entre seus adoradores (Ex. 25.17-19).

Os querubins deviam estar com as asas estendidas um para o outro (Ex. 25.20), o que fala de cobertura recíproca. A falta de unidade nos leva a agir com o espírito de Caim que disse ao Senhor: “Acaso sou eu guardador de meu irmão?” (Gn. 4.9.)

Mas quando estamos em unidade com alguém, cobrimos e protegemos esta pessoa! Esta é uma virtude que acompanha a unidade.

A outra, é a transparência. Os querubins deveriam estar um de frente para o outro (Ex. 25.20). Isto fala alegoricamente de poder encarar outro adorador “olho no olho”. Fala de não ter nada escondido, de não ter pendências. Ninguém consegue olhar (espontaneamente) no olho de outra pessoa quando as coisas não estão bem.

Quando Jacó fala para sua família que as coisas já não estavam bem entre ele e Labão, seu sogro, a expressão que ele usa é: “Vejo que o semblante de vosso pai já não é mais o mesmo para comigo” (Gn. 31.5).

Jesus disse que os olhos são a candeia do corpo. Eles refletem o que está dentro de nós. E a unidade é a capacidade de olhar olho no olho e estar bem. Particularmente, eu não posso concordar com casais que escondem coisas um do outro, seja no que diz respeito à sua vida passada (erros e pecados) ou presente (como nas questões financeiras, por exemplo).

Acredito que a unidade verdadeira exige que haja remoção ou acerto de “pendências” (Pv. 28.13).

Às vezes fingimos um comportamento só para agradar (ou não desagradar) ao outro, o que diverge do ensino bíblico. Este teatro não produzirá unidade verdadeira. Temos que aprender a ser francos, como está escrito: “Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto.” (Pv. 27.5.)

Paulo censurou este tipo de comportamento dúbio quando escreveu aos gálatas. Ele falou sobre como o apóstolo Pedro em certa ocasião agiu assim para ser “diplomático” e que esta atitude conseguiu atrair até mesmo o próprio Barnabé, companheiro de Paulo, e ele os censurou publicamente (Gl. 2.11-14).

Contudo, quero ressaltar que ser franco não significa ser grosseiro, pois a Bíblia nos ensina a falar a verdade em amor. O conselho dado a Timóteo na hora de corrigir os que opunham, foi o de usar de mansidão (2Tm. 2.25). A unidade manifesta a verdade (dolorosa às vezes) de forma bem mansa.

O princípio do acordo

A Bíblia nos ensina também que o acordo é indispensável num relacionamento: “Como andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?”(Amós 3.3.)

A ausência de acordo é uma porta aberta para o diabo. Quando Paulo escreveu aos efésios e falou sobre não dar lugar ao diabo, o fez dentro de um contexto, que é o de pecados que acontecem nos relacionamentos: “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo.” (Ef. 4.26-27.)

Tiago escreveu sobre o mesmo princípio. Ele disse: “Pois onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de cousas ruins.” (Tg. 3.16.)

Já mencionamos anteriormente que o acordo é uma porta aberta para ação de Deus (Mt. 18.19). Mas quando chegamos a ponto de dissipá-lo de nosso relacionamento, estamos comprometendo não só a qualidade da satisfação na esfera emocional, mas também a esfera espiritual de nosso lar. Não é fácil ajustar-se satisfatoriamente na relação conjugal.

As diferenças são muitas; na formação de cada um, na personalidade, temperamento, e acrescente a isto as diferenças entre homem e mulher. Contudo, quando aprendemos a ter como denominador comum o caráter e os ensinos de Cristo, então conseguimos o ajuste por meio de ceder, perdoar, recomeçar etc...

Mesmo um casal que parecia perfeitamente ajustado em seu período de namoro e noivado descobrirá a necessidade de mais ajustes à medida que os anos de casamento vão passando. Não é uma tarefa tão fácil, mas não é impossível!

Se não estivesse ao nosso alcance, Deus estaria sendo injusto ao cobrar isto de nós... mas o fato é que não só é algo possível, como também é uma chave poderosa na vida cristã!

O casal deve decidir junto

Há uma ordem de governo e autoridade estabelecida por Deus no lar. O marido é chamado o cabeça (Ef. 5.22-24), e entendemos que como tal tem direito à palavra final. Porém, isto não quer dizer que o homem esteja sempre certo ou que não deva ouvir sua mulher.

Encontramos no Velho Testamento uma ocasião em que o próprio Senhor diz a Abraão, seu servo: “Ouve Sara, tua mulher, em tudo o que ela te disser” (Gn. 21.12). No Novo Testamento vemos Pôncio Pilatos desprezando o conselho de sua mulher e se dando mal com isto (Mt. 27.19).

Precisamos considerar ainda que ser líder não significa ser autoritário. Quando o apóstolo Pedro escreveu aos presbíteros (que compõem o governo da Igreja Local), disse em sua epístola que eles não deveriam ser “dominadores do povo” (1Pe. 5.3).

Isto mostra que autoridade e autoritarismo são duas coisas distintas. Vejo muitos maridos dizerem que suas esposas TÊM que obedecê-los! Mas ao dizer que as esposas devem ser submissas, Deus não estava instituindo o autoritarismo no lar. Vale ainda lembrar que Jesus declarou que “aquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido” (Lc. 12.48).

Os homens precisam se lembrar de que em matéria de responsabilidade do lar, terão que responder a Deus numa medida maior que as mulheres. Mas não é preciso que o homem carregue o peso desta responsabilidade sozinho.

É importante que o casal dialogue e tome decisões juntos. Desde que casamos, minha esposa e eu sabemos quem é o cabeça do lar, mas foram muitas raras as vezes em que tomei uma decisão por mim mesmo.

Sempre conversamos e discutimos sobre nossas decisões. Às vezes já estamos de acordo no início da conversa, e às vezes precisamos de muita conversa para amadurecer bem o que estamos discutindo. Mas sabemos a bênção de caminhar em acordo e cultivamos isto entre nós.

Entendo que se a mulher é chamada de “auxiliadora” na Bíblia, é porque o homem precisa de sua ajuda. E a ajuda da mulher não está limitada a atividades domésticas.

A Bíblia fala com esta figura, que deve haver uma relação de companheirismo. Creio que como auxiliadora, a mulher deve ajudar a tomar decisões.

Este é um processo que exige ajuste. Na hora de discutir alguma decisão, ou mesmo a forma de ser e se comportar de cada cônjuge, vemos o quanto é difícil ouvir ao outro. Mas devemos atentar para o ensino bíblico sobre isto: “Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha” (Pv. 18.13).

Tiago nos adverte o seguinte: “Sabeis estas cousas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar” (Tg. 1.19).

A verdade é que normalmente somos prontos para falar e irar-se um contra o outro, mas tardios para dar ouvidos ao que o outro tem a dizer. E isto precisa ser mudado em nós! Para que haja acordo, precisamos aprender a ouvir.

Tratando com desentendimentos

Os desentendimentos ocorrem, mesmo entre os crentes mais dedicados, mas devem ser tratados logo. Lemos que alguém pode se irar e não pecar, pois é uma reação emocional espontânea.

Mas o que cada um faz com o sentimento que teve pode se tornar pecado. Paulo aconselhou os irmãos de Éfeso a que não deixassem o sol se pôr sobre sua ira (Ef. 4.26-27). Em outras palavras, que deveria haver acerto, perdão, e que nenhuma pendência ficasse para trás.

Precisamos aprender a tratar com os desentendimentos no lar. Preservar a unidade não significa nunca se desentender, mas saber dar a manutenção devida no relacionamento quando isto ocorrer.

O tempo não apaga as ofensas. Deve haver reconciliação. Jesus ensinou isto: “Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta” (Mt. 5.23-24) Alguns acham que depois de um desentendimento é só deixar “para lá”. Mas a Bíblia nos ensina o princípio da reconciliação de maneira bem formal. Deve haver pedido de desculpas, de perdão.

Deve se conversar sobre o que aconteceu (o que machucou o íntimo de cada um e porquê se machucou). E não podemos perder de vista que devemos lutar para viver sem brigas, e não só reconciliar quando elas ocorrem (Ef. 4.31).

Acredito, ainda, que atenção especial deve ser dada à forma de falar. Talvez esta seja uma das áreas que mais sensíveis sejam nos desentendimentos que surgem no relacionamento, uma vez que a “comunicação” no lar não é só o que um fala, mas também a forma que o outro entende!

As conversas não devem ser exaltadas ou em tom de briga. E quando um dos cônjuges se perde numa explosão emocional, é importante notar que a Bíblia não nos ensina a “jogar o mesmo jogo”. O que lemos nas Escrituras é justamente o contrário: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” (Pv. 15.1.); “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.” (Cl. 4.6.)

Os maridos devem ter cuidado redobrado, pois por natureza são mais racionais do que emocionais e suas palavras tendem a ser mais duras e grosseiras. Por isto a Bíblia nos adverte: “Maridos, amai a vossas esposas, e não as trateis com aspereza.” (Cl. 3.19.); “Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações.” (1Pe. 3.7.)

Embora seja verdadeiro e aplicável aqui o ditado de que “é melhor prevenir do que remediar”, precisamos reconhecer que, muitas vezes, falhamos permitindo desentendimentos que poderiam facilmente ser evitados. Neste caso, devemos aprender a consertar e tratar com estas situações.

Mas não podemos esquecer também que mesmo havendo perdão e reconciliação depois do erro, quando ele se repete muito vai gerando desgaste e descrédito, e isto exige uma dimensão de restauração maior depois.

As intrigas no lar roubam o prazer de outras conquistas, como escreveu Salomão, pela inspiração do Espírito Santo: “Melhor é um prato de hortaliça, onde há amor, do que o boi cevado e com ele o ódio.” (Pv. 15.17.);“Melhor é um bocado seco, e tranqüilidade, do que a casa farta de carnes, e contenda.” (Pv. 17.1.); “Melhor é morar no canto do eirado do que junto com a mulher rixosa na mesma casa.” (Pv. 21.9.)

Há casais que alcançaram tudo o que queriam financeiramente, mas não conseguem viver bem juntos. Eles, melhor do que ninguém, podem afirmar quão verdadeiras são estas declarações bíblicas. Não adianta ter outras realizações e deixar o relacionamento conjugal se perder.

Como alguém declarou: “Nenhum sucesso compensa o fracasso do lar”. Precisamos aprender a cultivar a unidade em nosso relacionamento. E isto acontece quando aprendemos a lidar de forma simples e prática nas questões do dia-a-dia.
[ continua ]

Mulher Sábia

COMO LEVAR MEU MARIDO DESCRENTE A CRISTO?


"E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo." (João 16:8)

Quando vivemos com um marido que ainda não conhece o Senhor Jesus, a nossa vontade é de, a cada oportunidade, ler a Palavra de Deus para ele, evangelizá-lo a todo instante. Mas a Bíblia nos diz que Deus não permite "que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido" (1Ti 2:12).

Nós, se queremos que o Espírito Santo - que é O que nos convence "do pecado, e da justiça e do juízo" (João 16:8) - fale ao coração do nosso marido, então devemos seguir os passos e conselhos do nosso Pai Celestial, dados na Sua Palavra. Vejamos que passos são esses:

1- Demonstre bondade a seu marido

Deixe que ele veja, através das suas ações, que a graça e a bondade de Deus são derramadas, constantemente, em sua vida e que por isso você é uma pessoa cheia de graça e de bondade e que possui a beleza interior que agrada a Deus e, conseqüentemente, agrada também a seu marido.
Você não é, somente, uma pessoa boa para seu marido como também para seus filhos, seus pais, amigos...animais.
Aja de maneira tal que seu marido chegue mesmo a pensar assim: "Como é bom esse Deus que transformou a vida da minha esposa tornando-a essa pessoa maravilhosa, bondosa e que eu tanto amo!"
"A mensagem da graça [e bondade] causa um impacto, não somente em seu relacionamento com Deus como também em outras pessoas. Quando você tem a íntima certeza de que nada pode ser feito para merecer o favor de Deus, e que Ele oferece de graça amor e bondade, você é livre para levar a graça [e a bondade] aos outros" e estes "outros" inclui o seu marido.

2- Demonstre humildade a seu marido

Querer ser humilde para agradar a seu marido é querer ter Deus como exemplo em sua vida, pois a humildade faz parte do caráter dEle.
Salmo 113:5-6 diz o seguinte sobre Deus:
"Quem é como o Senhor nosso Deus, que habita nas alturas? O qual se inclina, para ver o que está nos céus e na terra."

Vemos aí que Deus é exaltado mas mesmo sendo um Deus Santo e exaltado, Ele se inclina para prestar atenção às coisas que criou.
Vemos também no Salmo 18:35 o rei Davi agradecendo a Deus o livramento, a bondade e humildade do Senhor:
"Também me deste o escudo da Tua salvação; a Tua mão direita me susteve, e a Tua mansidão me engrandeceu."
Números 12:3 nos diz que Moisés era um homem manso, humilde.
"E era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra."
E você? E eu? Será que Deus nos vê como via Moisés? Será que eu sou mansa aos olhos de Deus? Devo ser humilde e mansa assim como Moisés foi e como Deus é, para que assim eu possa ganhar o meu marido para Cristo. Não que eu deva fingir que sou mansa e humilde mas se, realmente não sou, devo colocar a minha brabeza, a minha intolerância, a minha impaciência aos pés de Jesus e, com certeza, Ele me transformará, pois Deus conhece muito bem o desejo do meu coração: conduzir meu marido a aceitar Jesus como Senhor e Salvador de sua vida.

3- Demonstre amor a seu marido
A Bíblia nos diz: "Há muito que o Senhor me apareceu,dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso combenignidade te atraí" (Jer 31:3)"O amor não faz mal ao próximo" (Rom 13:10)
O amor só faz bem. Ele atrai, traz o ímpio para junto do Senhor.
Mesmo que meu marido, pelo seu agir, não mereça meu amor, devo amá-lo porque Deus na Sua sabedoria nos manda agir assim. Devemos seguir o exemplo do Senhor que nos ama apesar das nossas transgressões, infidelidade e desamor.

O amor é apresentado na Bíblia, em 1Co 13:4-8a, de um modo tão maravilhoso que só mesmo vindo de um Deus tão maravilhoso e tão amoroso!
"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha."
Amar é um compromisso que temos:
a) Com Deus;
b) Com nossos semelhantes.

a) Com Deus
Se queremos ser uma mulher segundo o coração de Deus, devemos seguir o que a Bíblia nos ensina e também amar a Deus acima de todos e de todas as coisas - antes mesmo do meu marido e dos meus filhos.
Em Deuteronômio 6:5 a Palavra de Deus nos diz: 

"Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças."

b) Com nossos semelhantesA Bíblia nos diz que devemos amar o próximo como a nós mesmos.

-Amar meu marido do jeito que ele me trata? É impossível!
Aos nossos olhos, e se dependermos de nossas forças, é realmente impossível Mas, graças a Deus, que Ele é nosso Pai e que tem poder. "O coração do rei [e também o nosso]está em Suas mãos" (o grifo é meu). Quem somos nós para limitar o poder do Senhor? Se desejo transformar meu coração de pedra, rebelde, em um coração cheio de amor por meu marido, Ele, com certeza, irá transformá-lo. Mas, mesmo antes de acontecer esta transformação, devo colocar os meus joelhos no chão e orar, orar e orar pela salvação do meu marido, mesmo que seja por 10, 20 ou 30 anos. Deus, com certeza irá responder a minha oração!
Quando meu marido vir em mim uma esposa diferente, uma mulher transformada que demonstra bondade, humildade e amor,então ele vai decidir, no coração, aceitar este Deus maravilhoso que transformou a sua esposa e irá transformá-lo. Ele, certamente, vai se entregar de corpo e alma a Jesus que morreu e derramou o Seu sangue no meu lugar e no dele
Que Deus abençoe o teu coração com um amor infinitamente grande a fim de que possas ver a necessidade urgente de te importares com a alma eterna do teu marido!
[ continua ]


O Papel da Esposa

Quando Deus criou o casamento em Gênesis, deixou claro que não se trata de uma união entre um homem e uma mulher apenas para que os dois sejam felizes e tenham algum tipo de benefício pessoal. Mas vemos que Deus criou a mulher para que esta fosse uma auxiladora, ou seja, que ajudasse o homem a cumprir a missão que Deus havia dado à humanidade. Então, o casamento é a união entre um homem e uma mulher para que estes se ajudem mutuamente a cumprir a missão de glorificar a Deus.
No entanto, o que vemos hoje é que se tornou cada vez mais comum a existência de casamentos que são marcados por constantes brigas e discussões entre o casal. Em vez de um cooperar com o outro, cada um quer fazer as coisas do seu jeito; cada um quer seguir o seu caminho. O resultado é um casamento que não glorifica a Deus, e também o fim do casamento, o que está se tornando algo cada vez mais comum.
Por isso, precisamos buscar na Palavra de Deus qual é o papel do marido e da esposa, de modo que cada um possa ajudar ao outro e dar sua contribuição para o casamento. Vejamos, neste estudo, qual é o papel da esposa.

Texto: 1 Pedro 3.1-6

Do mesmo modo, mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, a fim de que, se ele não obedece à palavra, seja ganho sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, observando a conduta honesta e respeitosa de vocês. A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus. Pois era assim que também costumavam adornar-se as santas mulheres do passado, que colocavam sua esperança em Deus. Elas se sujeitavam cada uma a seu marido, como Sara, que obedecia a Abraão e o chamava senhor. Dela vocês serão filhas, se praticarem o bem e não derem lugar ao medo.
Entre os cristãos a quem Pedro estava escrevendo estava acontecendo algo: algumas mulheres casadas estavam se convertendo. Naquela época, quando uma mulher tomava uma decisão, ela não podia esperar que o marido a seguisse, porque o marido era indiscutivelmente a autoridade na família. Era ele quem dava a direção ao casal e ao resto da família e não a mulher. O que provavelmente estava acontecendo é que algumas mulheres se converteram e estavam querendo convencer (conquistar – através de palavras) os maridos a seguir a mesma fé.
Porém, o texto de Pedro nos mostra que a mulher contribui para a glória de Deus através de um relacionamento submisso ao seu marido.
Vejamos como a submissão pode contribuir para um casamento forte, que glorifica a Deus.

  • A submissão ao marido segue o PADRÃO DE DEUS para o casamento (v.1a).

O texto nos mostra o padrão de Deus para as mulheres dentro do casamento. Reparem que o texto começa com a expressão “do mesmo modo”, ou seja, da mesma forma que os cristãos devem se submeter às autoridades e os servos aos seus senhores (veja o contexto anterior), a mulher também deve ser submissa ao marido.
Existem vários outros textos bíblicos que mostram que o padrão de Deus para a mulher dentro do casamento é a submissão (Gn 3.16; 1 Co 11.3; 14.34; Ef 5.22-24; Cl 3.18; 1 Tm 2.11,12; Tt 2.5).
Veja o que diz 1 Co 11.3:
"Quero, porém, que entendam que o cabeça de todo homem é Cristo, e o cabeça da mulher é o homem, e o cabeça de Cristo é Deus." 1 Co 11.3

Mas submissão não significa ser inferior ao homem, ou que a mulher tem menos valor dentro da família, mas sim que, dentro do lar, o marido foi colocado por Deus como sendo a autoridade final.
E podemos perceber isso até mesmo dentro da Trindade. Temos três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Os três são igualmente Deus, mas, no entanto, existe uma hierarquia de autoridade entre Eles, na qual o Pai está acima. O fato de Jesus estar abaixo nesta hierarquia não significa que Ele é menos Deus, ou menos importante. O mesmo se aplica à mulher dentro do casamento.
A nossa sociedade afirma que todos os seres humanos são iguais perante a lei. Não existe alguém que tenha mais valor do que outro. No entanto, existe diferença de autoridade entre as pessoas. Um juiz, como pessoa, posui o mesmo valor do que eu, mas por causa de sua função, ele tem autoridade sobre mim, e eu devo me submeter a ele. É isso que ocorre dentro do casamemento.
Esta diferença de autoridade não é algo cultural, pertencente a uma sociedade machista, mas é algo para hoje, no século XXI, pois foi algo estabelecido por Deus na criação, numa época em que ainda não existia cultura:
Deus criou a mulher para auxiliar o homem no cumprimento de sua missão (Gn 2.18);

"Então o SENHOR Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda". Gn 2.18

A mulher tomou a iniciativa na direção do casal (Gn 3.6)

Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também.
O padrão de Deus foi desvirtuado pelo pecado (a mulher não seria mais amorosamente liderada, mas opressivamente dominada – Gn 3.16)
"À mulher, ele declarou: "Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará". Gn 3.16
Deus responsabiliza o homem pelo pecado e pelo abandono da liderança, apesar da iniciativa do pecado ter sido da mulher (o líder responde pelo grupo que lidera – Gn 3.9,17)
Mas o SENHOR Deus chamou o homem, perguntando: "Onde está você?"
"E ao homem declarou: "Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida." Gn 3.9,17

Um funcionário de uma empresa que possui grande autoridade vai ser mais cobrado do que aqueles que estão abaixo dele. Se eu sou o lider de um grupo de pessoas e tenho sob minha responsabilidade um determinado projeto, se fracassar eu responderei por isso diante dos meus chefes. A mesma coisa acontece na família. É o lider da família que irá responder diante de Deus pelo que aconteceu dentro do lar. Se pensarmos desta maneira, a submissão não é algo tão ruim assim.
Mulheres, vocês podem glorificar a Deus através do seu casamento obedecendo ao padrão Deus para vocês, que é a submissão. Vejamos algumas sugestões de como as esposas podem fazer isso:
as decisões devem ser conjuntas, mas em caso de divergência a decisão final é do marido;
consultem seus maridos antes de tomar uma decisão;
evite criticar de maneira áspera as decisões do marido;
fale para seu marido aquilo que você espera dele como líder, não espere que ele adivinhe sua vontade;
não se rebele diante das decisões de seu marido, a menos que tenha um bom motivo.

  • A submissão ao marido é um BOM TESTEMUNHO (v.1b,2).

Do mesmo modo, mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, a fim de que, se ele não obedece à palavra, seja ganho sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, observando a conduta honesta e respeitosa de vocês.
Pedro mostra que a submissão é um bom testemunho. O marido descrente não é alcançado por palavras, mas por um comportamento transformado. É o modo de vida da esposa ganhando o marido para a fé sem a necessidade de palavra alguma. Desse modo a esposa consegue dar testemunho de sua fé e ao mesmo tempo permanecer submissa ao marido.
Naquele contexto, quando o marido se convertia, toda a família seguia a mesma decisão por causa de sua autoridade no lar. Por outro lado, quando uma mulher se convertia, ela não poderia contar com o fato de que o marido tomasse a mesma decisão.
Um perigo que poderia acontecer é uma mulher se converter e querer convercer o marido a fazer o mesmo. Isso seria uma demonstração de insubmissão, pois a esposa estaria conduzindo o casal. Por isso Pedro fala para o mulher não tentar convercer o marido através de palavras, mas através de uma vida transformada que pudesse convercer o marido de que a nova fé da esposa realmente era verdadeira. Existe outra forma de se evangelizar alguém, mesmo sem o uso excessivo de palavras. E o segredo apontado por Pedro é: “você pode ganhar seu marido através de seu comportamento”. A submissão é, portanto, uma forma de testemunho.
A Bíblia mostra (Gn 3.16) que um dos efeitos do pecado seria o desejo da mulher dominar o seu marido. A carta aos Efésios mostra que os efeitos do pecado só são revertidos quando estamos cheios do Espírito Santo. Desse modo, uma esposa submissa ao marido dá testemunho de ser uma mulher que tem uma vida de intimidade com Deus.
Mas se você já tem um marido cristão, como aplicar isso à sua vida? O foco de Pedro está na tentativa da mulher em convercer o marido e conduzir o casal e a família. Mas as esposas podem aplicar isso às suas vidas de várias formas:
Como você tenta convercer seu marido de alguma coisa? Você insiste no seu ponto de vista até ele se cansar e fazer o que você quer?
Você age de forma independente, sem consultar o seu marido? Como hoje as mulheres são mais independentes financeiramente, podem simplesmente fazer o que quiser sem se importar com a opinião do marido
A Bíblia ensina que você não deve fazer isso. Deixe seu marido liderar! É claro que a mulher tem o direito de dar sua opinião e de tomar muitas decisões sobre vários assuntos. Mas cuidado para não se tornar insubmissa.

  • A submissão ao marido demonstra um CORAÇÃO TRANSFORMADO (vv.3-6).

A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus. Pois era assim que também costumavam adornar-se as santas mulheres do passado, que colocavam sua esperança em Deus. Elas se sujeitavam cada uma a seu marido,...
A beleza da mulher deve ser interior e não apenas exterior. O mundo enfatiza apenas a beleza física, mas a Palavra de Deus destaca o coração. As mulheres de nossos dias estão cada vez mais preocupadas com a forma física (botox, piling, lipoaspiração, plástica, cosméticos, academias, etc.), mas também estão cada vez mais vazias em seu interior, pois se preocupam apenas com a aparência e deixam de lado a vida espiritual. Como as mulheres cristãs estão se produzindo para os seus maridos? Com o que estão contribuindo para o relacionamento conjugal? O apóstolo Pedro diz que não é no aspecto exterior que deve estar a beleza da mulher, mas no seu interior.
O texto mostra que a beleza interior a que Pedro se refere está intimamente ligada à submissão. As mulheres santas do passado, que tinham esta beleza interior, eram submissas.
Além disso, o texto bíblico mostra duas características que devem estar presentes neste coração transformando: mansidão e tranqüilidade. A palavra mansidão usada aqui, transmite a idéia de aceitar sem disputar ou resistir. Muitas vezes é difícil para uma esposa aceitar a liderança do marido sem resistir, especialmente se o marido for um mau líder. Lembrem-se sempre de uma coisa: você não pode mudar seu marido! A única coisa que você pode fazer é mudar você mesma e a forma como você reage a seu marido. Boa parte dos conflitos nos relacionamentos está no fato de que as pessoas tentam mudar as outras e não a si mesmas. Mudar a nós mesmos está ao nosso alcance, mas mudar ou outros é algo que depende deles e de Deus.

O exemplo de Sara

1Pe 3.6-como Sara, que obedecia a Abraão e o chamava senhor. Dela vocês serão filhas, se praticarem o bem e não derem lugar ao medo.
Pedro cita o exemplo de Sara, que chamou seu marido de senhor. A palavra usada por Sara em Gn 18.12 é adonai, que significa senhor, mestre, autoridade e que muitas vezes é aplicada ao próprio Deus.
"Por isso riu consigo mesma, quando pensou: "Depois de já estar velha e meu senhor já idoso, ainda terei esse prazer?" Gn 18.12
Qual é a sua ênfase: manter uma boa aparência ou desenvolver um coração transformado por Deus? A verdadeira beleza da mulher está num coração submisso.
Vivemos numa época em que a submissão é vista como algo humilhante, fruto de uma sociedade machista. E o que vemos cada vez mais são mulheres e homens fora do papel que Deus lhes deu dentro do casamento. As pessoas se orgulham da liberdade que conquistaram, mas os resultados disso valeram a pena? (conflitos, divórcio, famílias destruídas e a glória de Deus no casamento está sendo afetada). Deus tem algo muito melhor para nós e as esposas têm um papel fundamental nisso (assim como o homem). Sejam submissas, pois esta é a vontade de Deus!
[ continua ]

O Papel do Marido


Infelizmente, vemos hoje uma quantidade cada vez maior de casamentos destruídos. É claro que existem várias razões para isso, mas uma delas é pelo fato de que tanto os homens como as mulheres perderam de vista o seu papel dentro do relacionamento.
Um time de futebol só alcança a vitória quando cada jogador sabe o seu lugar dentro de campo, e o desempenha o seu papel no grupo corretamente. Da mesma forma, não podemos esperar que uma família seja bem sucedida se os seus integrantes nem ao menos sabem quais são suas responsabilidade perante Deus. É necessário, portanto, buscarmos compreender através da Bíblia o que Deus espera de cada um. Comecemos com o papel do marido.

Texto: 1 Pedro 3.7

Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações.
Pedro ensina que o marido contribui para a glória de Deus no casamento através de um relacionamento amoroso com sua esposa.
O texto acima nos mostra duas palavras-chave para os maridos cumprirem adequadamente o seu papel dentro do casamento.

  • CONVIVÊNCIA: O marido deve conviver no lar com sabedoria (v.7a).

Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulherese tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações.
Algo que, infelizmente, é comum a vários maridos no casamento é a ausência. Muitos maridos são ausentes no relacionamento por causa do trabalho ou apenas por falta de interesse. Existem aqueles que trabalham o dia inteiro e quando saem do trabalho preferem ir a um bar ou assistir futebol na casa dos amigos. Mas existem aqueles que, apesar de estarem presentes fisicamente no lar, estão ausentes emocionalmente, pois vivem diante da televisão e não se relacionam com sua esposa e filhos.
A expressão “do mesmo modo” pode significar que, de certa forma, o homem debe agir com submissão, da mesma forma que a mulher e os servos mencionados anteriormente no texto bíblico. Dentro do contexto, esta atitude demonstra não ser de obediência, mas de conceder à mulher o valor necessário. O texto afirma que o marido deve dar “honra” à mulher, que é a mesma palavra usada para indicar a atitude do cristão em relação ao rei (2.17).
A idéia que Pedro quer transmitir aos maridos é que eles devem conviver com suas esposas. Mas não se trata apenas de estar junto, mas também de se relacionar com elas com conhecimento ou sabedoria (vamos ver o que isso significa mais tarde). Então, Pedro está ensinando que os maridos devem ter quantidade e qualidade de tempo com suas esposas. Não é só estar junto sem dar atenção, mas também não dar atenção só de vez em quando. Isso deve ser uma prática comum e regular dos maridos.
Não vale a pena conquistar o mundo (negócios) e perder a sua esposa e família. Dedique tempo à sua esposa. Não precisa ser horas do seu dia, mas planeje-se para sempre ter tempo para ela. Aqui vão algumas sugestões:
1. Tempo de sofá: Pode ser apenas quinze a vinte minutos do seu dia para você sentar com sua esposa e perguntar como foi o dia dela e ouvi-la.
2. Tempo devocional: O marido também é o líder espiritual da família. Separe um tempo para orar e ler a Bíblia com sua esposa para que vocês possam crescer juntos.
3. Tempo de lazer com a esposa: De vez em quando, saia com sua esposa para passear sem os filhos. Pode ser algo simples.

  • HONRA: O marido deve tratar a esposa com honra (v.7b).

Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulherese tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações.
Pedro explica aqui o que significa conviver com a esposa com conhecimento. Significa que os maridos devem tratá-las com honra, como parte mais frágil. O grego usa a expressão “como vaso frágil”. Existem vasos que são verdadeiras obras de arte. Eles são valiosos e delicados, e por isso precisam ser manuseados com muito cuidado. Recentemente encontrei na internet um vaso chinês antigo para vender. Ele custava quarenta mil reais. Com certeza ele é manuseado com extremo cuidado pelos seus donos, pois é frágil de grande valor. Nossas esposas são assim também: frágeis e preciosas, e precisam ser tratadas desta forma.
Assim, quando Pedro afirma que os maridos devem viver a vida comum do lar com conhecimento, ele está dizendo que, no relacionamento com sua esposa, o marido deve tratá-la com honra levando em conta algumas verdades: 1. A mulher é a parte mais frágil da relação. 2. A esposa (cristã) compartilha da mesma graça de Deus (salvação).
1. A mulher é a parte mais frágil da relação: Isso não significa que a mulher é inferior, mas simplesmente que, em certos sentidos, a mulher é mais delicada que o marido. Existem pelo menos duas áreas em que isso é verdade. A mulher é mais delicada fisicamente e emocionalmente. Por isso, ao se relacionar com sua esposa lembre-se sempre disso. Não a trate com agressividade física. A mulher também é mais frágil emocionalmente. Normalmente elas são mais emotivas. O homem não é assim e por isso ele trata sua esposa como se fosse um outro homem. Não dá demonstrações de carinho e afeto, fica bravo quando a mulher chora. É aí que os conflitos surgem e os homens adquirem o rótulo de “insensíveis”.
2. A esposa compartilha da mesma salvação: o marido deve conviver com sua esposa (cristã) lembrando-se que ela compartilha, junto com ele, da graça de Deus agindo em sua vida. Mais uma vez a Bíblia está mostrando que as esposas não são inferiores aos maridos no casamento. Pedro destaca a igualdade das mulheres no que se refere ao relacionamento com Deus. Elas igualmente defrutam desta graça. Devemos tratá-las, portanto, como alguém que tem os mesmos privilégios.
Portanto, honre sua esposa. Dê a ela o devido valor dentro da família.

AS CONSEQÜÊNCIAS ESPIRITUAIS (v.7c)

Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações.
Os maridos são verdadeiros pastores de suas esposas. Isso é verdade porque Pedro nos mostra que a forma pela qual o marido se relaciona com sua esposa tem sérias conseqüências espirituais.
Quando o marido não valoriza a esposa e não a trata com o respeito e dignidade adequados, a comunhão entre o casal é prejudicada e, conseqüentemente, a vida espiritual (comunhão com Deus) é afetada.
Isso pode ser especialmente percebido na interrupção da vida de oração do casal. Pedro mostra que a conseqüência de não tratar a esposa adequadamente é a interrupção das orações. A idéia é que, quando o marido não cumpre corretamente seu papel no casamento, a comunhão com a esposa é quebrada, e conseqüentemente, a comunhão com Deus, pois as suas orações serão impedidas.
Todo o ensinamento de Pedro que vimos até agora pode ser resumido no que diz Colossenses 3.19:
Cl 3.19-Maridos, ame cada um a sua mulher e não a tratem com amargura.
Os maridos devem amar suas esposas. O amor na Bíblia não se trata de um sentimento. Sentimentos são instáveis. Para a Bíblia o amor é a disposição para fazer o que é o melhor para o outro, e este é o compromisso que precisamos ter com Deus e com nossas esposas.
Nós, maridos, precisamos periodicamente relembrar nosso papel dentro do lar. Se cada um de nós cumprirmos adequadamente nossa responsabilidade, com a ajuda de Deus, seremos um número a menos no porcentual de famílias destruídas.
[ continua ]

Mulher Você Nasceu Para Vencer



" Em todas as coisas, porém, somos mais do que vencedores, por meio daquele que nos amou. Rm 8:37 "

Minha Querida e amada leitora, quero que você dedique alguns minutos do seu tempo para meditar nessa ministração que o Senhor tem para sua vida hoje. Não é por acaso que você veio ao mundo, não foi pora acaso que Deus te trouxe até esta pag , e não é por acaso que vc está lendo esta mensagem. hoje o Senhor quer falar com você , é você mesmo, MULHER VENCEDORA, vc pode dizer , " Eu vencedora? eu não sou vencedora" Querida em todas as coisas somos mais do que vencedoras , pois somos filhas do Deus altissimo, somos a Menina dos Olhos do Pai, hj você pode estar passando por lutas, provas, tribulações, hj querida vc pode estar sem nenhuma perspectiva de vida , mais eu creio que depois que vc ler está mensagem, seu alto estima mudará vc se sentira uma mulher vencedora. quero falar sobre algumas mulheres vencedoras que a Biblia nos relata

Débora, à frente do próprio tempo
Era uma dona-de-casa comum, mas foi escolhida para ser juíza. Foi a única mulher das escrituras sagradas a ocupar um cargo político com excelência. Ela se definia como "mãe de Israel” e fazia de tudo para o bem da nação (Juízes 4:4-16).
- Principais virtudes Débora era bastante virtuosa: mãe de família, profeta, temente a Deus e líder militar. Traçou estratégias de batalha e conquistou muitas vitórias para Israel na época dos juízes. Foi a libertadora do povo hebreu em tempos de guerra contra os cananeus.
Características • Líder Ela não se intimidou por ser mulher e ganhou o respeito dos líderes de Israel.
• Estrategista Débora sempre buscava maneiras de combater os inimigos buscando inspiração junto ao Senhor e, por isso, tinha êxito em tudo que fazia.
• Conselheira Era preocupada com as pessoas e sempre dava conselhos, discutindo e sugerindo soluções para quem estava com problemas.
- Seja como Débora Ela é a prova de que uma mulher pode ser profissional e dona-de-casa ao mesmo tempo. Para imitá-la, procure ser atenciosa e justa. Administre bem o seu tempo e não tome decisões sem antes planejar tudo direitinho.

Ester, a corajosa
Foi a rainha mais importante que Israel já teve. Judia e órfã, ela foi criada por um parente. Quando se casou com o rei Assuero, Ester fez de tudo pelo povo judeu. Tem um livro da Bíblia só dela.
- Principais virtudes Ester descobriu um plano para exterminar todos os judeus. Ela se preparou espiritualmente com um jejum de três dias e orações. Ao final do período, Ester revelou ao rei que era judia e conseguiu salvar o povo.
- Características
• Sábia Diante de uma situação difícil ela não se desesperava: buscava soluções em Deus para tomar decisões.
• Destemida Não ficou com medo de agir para salvar os judeus. Era ousada e inteligente, e tinha uma fé admirável.
• Humilde Em vez de se mostrar a dona da razão, ela procurava respeitar a opinião dos outros.
- Seja como Ester Não aja por impulso, procure sempre orar antes de tomar as suas decisões. Ester também era muito atenciosa.

Sara, a esposa perfeita
Esposa de Abraão, o primeiro dos patriarcas bíblicos. Deus prometeu a Abraão um filho que daria origem a todo o povo de Israel. Sara foi a mulher escolhida para dar à luz essa criança. Ela era chamada de “mãe de multidões” e vista como o modelo ideal de mulher casada.
- Principais virtudes Sara era estéril e mostrou ter muita fé quando não desistiu de ter o filho que o Senhor lhe prometeu. Ela perseverou na crença e, aos 90 anos, deu à luz Isaque, que era o herdeiro da promessa feita a Abraão. Por isso, ela é a única mulher mencionada entre os heróis da fé (Hebreus 11:11), pessoas que exercem influência até hoje, como Moisés e Davi.
- Características
• Dedicada O filho e o marido dela podiam sempre contar com ela. Ela estava ao lado deles em qualquer situação. Acompanhava Abraão em todas as viagens.
• Fiel a Deus, Sara não desistia fácil das promessas de Deus e procurava fazer as vontades dele. • Alegre Ela recebia as pessoas em casa com felicidade e as servia com prazer.
- Seja como Sara Não desista nunca dos seus sonhos. Seja confiante em Deus e nas promessas dEle. Coloque sua família em primeiro lugar, seja companheira e procure ter os mesmos objetivos que o seu marido.

Rute, a companheira fiel
Rute era casada com o hebreu Malom e se dava muito bem com a sogra, Noemi. Quando ficou viúva, se apegou muito à sogra, a ponto de acompanhá-la até Belém. Lá, se casou com Boaz e reconstruiu a própria vida. Jesus é um dos descendentes de Rute.
- Principais virtudes A amizade, a fidelidade, a dedicação e o desprendimento. Fez um dos mais lindos votos de amizade à sogra. “Onde quer que pousares, ali pousarei eu. O teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rute 1:16).
- Características
• Amiga Tratava bem a todos e era muito carinhosa.
• Responsável Trabalhava em campos de cevada e nunca reclamava do trabalho, fazendo o melhor.
• Confiável Procurava ser honesta e íntegra nos afazeres diários. Tinha uma boa reputação e chamava a atenção dos chefes por isso.
- Seja como Rute Ela era uma mulher muito doce e competente. Para agir como Rute, seja íntegra em tudo que fizer: trabalho,casamento e família.

Essa são as mulheres mais marcantes do livro sagrado, Querida a sua vida hj pode ser uma vida muito ocupada com muitas preocupações, casa, familia, trabalho, ministério... Torne-se uma mulher vistuosa, uma mulher temente a Deus, a palavra do Senhor diz que a Mulher edifica o lar , e vc tem edificado o seu lar? pare um pouco e repense em sua vida hoje. em provérbios 12:4 diz: " A mulher virtuosa é a coroa do seu Marido, mas a que procede vergonhosamente é como podridão em seus ossos." Você querida tem sido uma Mulher virtuosa? Seja Como Debora trace estratégias de batalha, busque inspiração junto ao Senhor , vença o inimigo que tem tentado te vencer, conquiste vitórias.

Seja como Ester, seja sábia quando se deparar com situações dificeis, nunca se desespere busque sempre ao Senhor para tomar decisões em sua vida, muitas vezes amada nós se deparemos com situações que para nós parecem ser impossoveis, e imediatamente muitas de nós esquecemos que servimos a um Deus que é especialista em fazer milagres, creia amada que se vc se sentir como móises em frente ao mar vermelho creia que Nosso Deus ele tem poder para abrir o mar para vc passar , se vc amada estiver se sentindo em uma cova de Leões como Daniel creia que nosso Deus ele vai fazer os leões jejuarem , se por ventura amada te jogarem na fornalia de fogo ardente Deus envia o Quarto homem na fornália para te livrar ,se você se sentir em meio a grande tempestade clame pois Deus vai acalmar a tempestade em sua vida . o nosso Deus é poderoso é vencedor e ele nos da poder para pisar em serpentes e escorpiões e quando andamaos conforme a vontadae do Pai nós sempre seremos vitoriosas.

Seja como Sara , querida hj vc pode estar estéril de uma benção, de algo que vc pediu a Deus e ainda não chegou, o Senhor tem me ensinado que nós temos que engravidar da nossa benção , não é no nosso tempo, e sim no tempo de Deus Sara recebeu uma promessa do Senhor e com 90 anos de idade sara engravidou, Quanto tempo vc tem esperado o seu milagre? qnto tempo amada vc tem esperado sua benção? sara perseverou , esperou com Fé, Sara não desistiu da promessa , creia querida que se Deus prometeu ele vai cumprir , pode passar 1 , 2 ou até mesmo 90 anos , ELE VAI CUMPRIR.

Amada nunca desista dos seu sonhos, quando não tiver mais forças para sonhar deixe o Senhor sonhar por vc , nossos sonhos sim ele são limitados , mas os sonhos de Deus não Há limites, seja confiante nas promessas de Deus, nos Sonhos de Deus, os nossos sonhos morrem mas os sonhos de Deus jamais irão morrer. Creia querida que vc é escolhida separada por Deus, ele te fez para ser uma vitóriosa, vc nasceu pra vencer amada. não deixe os teus sonhos se perder, não esqueça das promessas do Senhor , não desista lute, vc é e sempre será uma vencedora. Lute mas lute pra vencer , conquiste o impossível , pois vc é filha de Deus vc pode conquistar o impossivel , pq vc Nasceu pra Vencer!

[ continua ]

SEGUIDORES


Quem sou eu

Minha foto
Missionária Adriane