Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
.

Casamento


1º AULA – DEPENDÊNCIA DE DEUS NO CASAMENTO


Exibir para os casais a cena do film Prova de Fogo, para reflexão.


CENA: Cena escolhida do filme Prova de Fogo - Caleb compreende que precisa de Jesus, diante da Cruz.




LEITURA DO VERSÍCULO:


I Corintios 11


11 Todavia, no Senhor, nem a mulher é independente do homem, nem o homem é independente da mulher.
12 pois, assim como a mulher veio do homem, assim também o homem nasce da mulher, mas tudo vem de Deus.

Certa vez comentei com uma mulher que dizia não saber o que fazer para melhorar o casamento: - Você já tentou de tudo, que tal deixar Deus tentar agora?


O que significa depender de Deus no casamento? Significa entregar o casamento para Deus. Deixar Ele ser o Senhor no casamento. A palavra senhor, segundo o dicionário, significa dono, ou proprietário; gerente, aquele que dá as ordens e comanda. Deixar Deus ser o senhor do casamento, e deixá-Lo ser quem vai dar as ordens, cabendo a nós, somente obedecê-Lo e segui-Lo.


Muitas vezes, lemos e aplicamos a Bíblia, com nossos irmãos, esquecemos que nosso principal irmão é nosso cônjuge. Todos os ensinamentos bíblicos, são para serem aplicados no nosso casamento.


Casamento é feito por duas pessoas. Para que o casamento seja entregue totalmente a Deus, é necessário que o casal (marido e esposa), entregue o casamento a Deus, caso contrário, Deus não poderá edificar o casamento por inteiro. Seria como um construtor, que adquiriu material para levantar uma casa, mas no ato da entrega, só recebeu metade do material. Na hora de edificar a casa, não conseguiu colocá-la de pé, pois não havia material suficiente. Assim é Deus no casamento, quando um dos cônjuges deixa de entregar tudo a Ele.
Se vocês quiserem, gostaria que fizessem a oração [N1] dizendo que entregam o seu casamento a Deus e dependem Dele para isso:
“Senhor Deus, precisamos de Ti para edificar nossa casa. Entregamos nosso casamento a Ti, e declaramos que dependemos totalmente do Senhor para que nosso casamento dê certo. Faremos a Tua vontade e não mais a nossa. Seguiremos a Sua Palavra e queremos que faça morada em nossa casa. Em nome de Jesus, amém!”
Ser dependente de Deus [N2] significa ouvir as suas ordens através do estudo da Palavra e trocar as nossas opiniões e vontades pelas Dele. Não sei se você tem idéia melhor, mas eu já experimentei várias que não deram certo.
Adão e Eva eram dependentes de Deus. Todos os dias tinham comunhão com Ele no jardim do Éden, até o dia que resolveram ser independentes. Por terem deixado de ser obedientes, foram expulsos do jardim do Éden.
“Por isso o Senhor Deus expulsou o homem do jardim do Éden e fez com que ele cultivasse a terra da qual havia sido formado.”- Gn 3.23 (NTLH)
O jardim do Éden simboliza o lar do casal, afinal era lá que Adão e Eva moravam.
As conseqüências da independência de Deus foram:



1. Perderam sua moradia, o jardim do Éden;


2. Um filho matou o outro – houve morte na família;
3. Perderam a comunhão com Deus;
4. Separação familiar – Caim deixou a família por causa do crime;
5. Andaram com vergonha – Deus teve fazer roupas para cobri-los.
O diabo age da mesma forma hoje. Na época de Adão, veio como a serpente, mas hoje pode vir na forma de várias coisas:

Uma falsa religião que leva o homem a andar com outros deuses;

Sentimentos como o orgulho e a soberba, que faz com que o homem pense que é auto-suficiente;

Influências erradas que afastam o homem da igreja, onde podia estar aprendendo a vontade Dele, para lugares [N3] onde aprenderá a fazer coisas que não agradam Deus;

Falso poder, como aqueles trazidos pelo dinheiro ou pelo status, que faz com que o homem se ache o dono do mundo.
Jesus veio restaurar a comunhão do homem com Deus. Veio fazer o mesmo com nosso casamento. Ele veio para restaurar a comunhão de nosso casamento com Deus.
“Porque as Escrituras Sagradas dizem: “Adão, o primeiro homem, foi criado como ser vivo.” Mas o último Adão, Jesus Cristo, é o Espírito que dá vida.” – I Co15.45 (NTLH)

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” – Jo 14.6 (ARA)

O meio de termos Deus em nosso casamento, é através de Jesus.
Quais são as vontades do casal que não agradam à Deus?




CASAL

DEUS


CÍUMES

I Co 13. “Quem ama é paciente e bondoso.Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso.”


GRITARIA

Ef 4.31 “Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades! 32Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros.”


DESRESPEITO

I Tm 3.4 “e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito”

Ef 5. 33 “Mas também está falando a respeito de vocês: cada marido deve amar a sua esposa como ama a si mesmo, e cada esposa deve respeitar o seu marido.”


FALAR MAL DO CÔNJUGE

Tm 3.11 “Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo.”


MENTIRAS

Pv 12.22 “O Senhor Deus detesta os mentirosos, porém ama os que dizem a verdade.”


PREGUIÇA EM AJUDAR

Pv 15.19 “O preguiçoso encontra dificuldades por toda parte, mas para a pessoa correta a vida não é tão difícil.”


BRIGAS

Pv 15.18 “A pessoa de mau gênio sempre causa problemas, mas a que tem paciência traz a paz.”

Pv 17.19 e Pv 18.6


EGOÍSMO

Tg


RANCOR E FALTA DE PERDÃO

I Co 13.5 “Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas.”


TAREFA PARA CASA:

O marido e a esposa devem desenvolver uma lista individual com as coisas que praticam que acham que não são da vontade de Deus.
Depois que a lista foi feita, o marido e a esposa devem promover em dias diferentes, “O Dia da Vontade de Deus”, onde nesse dia deixarão as suas vontades, realizando as vontades de Deus.


Exemplo: Suponhamos que o marido é uma pessoa que não ajuda a esposa nas tarefas, que chega tarde em casa porque fica no bar com os amigos, e além disso trata a esposa com grosseria. Esse marido deve escolher um dia e acordar mais cedo para ajudar a esposa com as tarefas de casa e dos filhos. Deve preparar algo especial para esposa e chegar mais cedo com uma surpresa para ela, fazer a janta e tratá-la com todo o amor.


LEITURA:


Leiam o texto de Genesis do capítulo 2 ao capítulo 3, Efésios 5 do versículo 21 ao 33, e I Coríntios 5.

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDOS!!!

SEGUIDORES


Quem sou eu

Minha foto
Missionária Adriane