Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
.

Casamento


A COMUNICAÇÃO NO CASAMENTO








CENA: Filme “As Branquelas” – cena em que o personagem Marcos dorme durante conversa com a esposa, no início do filme.

Muitos casais têm enfrentado problemas no relacionamento e na educação de seus filhos por causa da falta de comunicação ou da comunicação inadequada ou insuficiente. Mas para falarmos a respeito da comunicação, vamos primeiro definir o que é:

Comunicação:

Ato de levar uma informação a alguém. Pode ser realizada verbalmente, através da simples fala como essa que você está ouvindo, através da escrita, como a Bíblia, através de imagens, como uma placa de trânsito, através de sinais, como a comunicação dos surdos e mudos e vários outros recursos que a criatividade descobrir.

Quando a comunicação é inadequada, a informação fica incompleta, prejudicando a unidade do casal, gerando conflitos. Os conflitos são gerados por que, apesar de ser a mesma, a comunicação gera informação diferente.
A Bíblia nos mostra a conseqüência de uma comunicação inadequada:

“A cidade recebeu o nome de Babel, pois ali o Senhor atrapalhou a língua falada por todos os moradores da terra e dali os espalhou pelo mundo inteiro.” – Gn 11.9[R1]  (NTLH)


A Bíblia diz que um dia os homens se reuniram e tentaram fazer uma torre para alcançar a Deus. Mas o Senhor reprovou essa ação, pois para Ele, esta não é a maneira correta para alcançá-lo, então para parar o homem, trouxe confusão de línguas, ou seja, os homens não entendiam o que falavam. Foi nesse instante que o homem passou a falar várias línguas.  O interessante é que quando o Espírito Santo inaugura a Igreja, no Pentecoste, os homens falavam em vários idiomas e todos, mesmo sem conhecer o idioma, entendiam. Significa que ter o Espírito de Deus dentro de nós, nos ajuda muito na comunicação.

Homens e mulheres se comunicam de diferentes formas:

Algumas mulheres falam por indiretas, esperando que seus maridos entendam o que querem dizer. Homens normalmente falam de forma direta e objetiva.
Conheci um casal em que  a  mulher queria um aspirador de pó. Ela vivia dando indiretas até que um dia fez com o marido prometesse que quando tivesse dinheiro, compraria um para ela. Certo dia o marido foi dispensado do serviço e recebeu a indenização. Ela de imediato entendeu que ganharia o aspirador de pó, mas ele preocupou-se em usar o dinheiro em outras coisas como trocar os pneus do carro, e quitar as prestações. Era dia das mães, e ele – que já esquecido do aspirador de pó; perguntava o que ela queria de presente. Ela não respondia, e cada vez que era perguntada, ficava de birra, até que depois do dias das mães, estourou e brigou.
As mulheres agem assim porque querem sentir-se amadas. Elas esperam que seus maridos dêem atenção e se lembrem de todos os seus desejos, portanto uma pequena indireta basta. Elas acham que seus maridos prestam atenção em tudo e as conhecem bem.

A mulheres são mais detalhistas do que os homens. Normalmente, contam todos os por menores, diferente dos homens, que vão direto ao assunto. Veja um exemplo[N2] extraído do livro “Cative o Coração Dela” de Lysa Terkeurst:

“Lysa: Oi querido, como foi o seu dia?

Art: Foi bom.

Lysa: O meu, também. Levei Hope e Ashley para fazer o exame anual hoje. (Querendo dizer que levei as meninas ao médico para seu exame anual de saúde.)

Art: (Silenciosamente tentando entender o que eu havia dito; com a cabeça totalmente no problema, sem prestar atenção na conversa, pensando que o sistema de abastecimento de água de nossa casa precisava de concerto, e ao mesmo tempo não entendendo o que nossas filhas teriam a ver com tal situação.)

Lysa: (Sentindo-me um pouco frustrada com o silêncio dele, que eu interpretava como falta de carinho.) E está tudo bem... (pensando: Não parece que você esteja se importando.)

Art: (ainda tentando entender a relação entre “exames”e “sistema de abastecimento de água)”.

Lysa: De qualquer forma (nitidamente aborrecida), a caminho do consultório eu estava dirigindo pela rodovia Providence, e reparei que todas as árvores tinham uma fita preta à sua volta. Parece ser algum tratamento para controle de alguma praga. Você acha que as nossas árvores podem ser atingidas por essa praga? Porque se for o caso, eu gostaria e experimentar esse tipo de fita, que provavelmente será mais seguro do que utilizar produtos químicos que podem fazer mal às crianças. Sabe, não acredito que o nosso governo esteja fazendo o suficiente para proteger as crianças destes produtos químicos e inseticidas nocivos à saúde. Você acha que posso gastar algum dinheiro para comprar esse produto? Deste modo, vou precisar de mais dinheiro para as compras deste mês.

Art: (Imaginando como os exames, as filhas, as árvores e a política do governo sobre os inseticidas poderiam ter acabado em um pedido de mais dinheiro. Ele decide agir cuidadosamente.) Eu não sei querida. Tenho que pensar um pouco sobre isso.

Lysa: (Abismada com a sua falta de preocupação com a saúde da família, eleva o tom de voz.) Você tem que pensar em quê? Estamos falando da vida das nossas filhas e tudo o que você tem a dizer é que precisa pensar um pouco?!

Art: (Confuso, ainda não compreendendo a relação com a saúde das meninas, mas entendendo perfeitamente o pedido de dinheiro.) Por que você é tão emotiva, e por que está sempre me amolando para que lhe dê mais dinheiro? (Ele percebe que não deveria ter usado a palavra “amolando”, lembrando-se da última vez que a usou eu joguei algumas coisas nele. Ele lamenta a sua escolha de palavras, e por segurança se abaixa!)

Lysa: Amolando? Você chama o cuidado com as crianças de “amolar”? Você é tão insensível... você é impossível. Você não vale que eu gaste meu fôlego falando com você! (Saindo e batendo a porta.)

Art: Mulheres! Que há com elas? E o que será que ela queria dizer que estava errado com o sistema de água de  nossa casa?”

O problema na comunicação é que o marido estava focado no problema do abastecimento de água, e não prestava atenção na conversa, a esposa estava querendo toda a atenção do marido que no momento não tinha.

“As diferenças são reais, mas o que conta para se fazer um casamento feliz não é o quanto somos compatíveis, mas como lidamos  com as nossas incompatibilidades.”


Motivos da falta de comunicação:

Alguns cônjuges não conseguem se comunicar adequadamente. Analisemos alguns dos motivos:
  • Orgulho: alguns cônjuges acham que determinado assunto só interessa para ele, pois é algo que só ele pode entender.
  • Por não saberem: muitos não se comunicam, por simplesmente não saberem o quanto a conversa é importante para o casamento. Porém, a comunicação trás intimidade, leva o casal a se conhecer melhor.
  • Por não se importarem: uns com os outros. Não dê valor ao parceiro.
  • Falta de tempo: com todo o ativismo do dia-a-dia, temos pouco para ficar com o cônjuge, e conseqüentemente pouco tempo para conversar.
  • Temperamento: algumas pessoas são tímidas e caladas. É preciso lutar contra isso, pois atrapalha o relacionamento. O outro cônjuge terá mjuita dificuldade para entender seu parceiro.
  • Desânimo: muitos cônjuges desistem de falar porque acham que não vale mais a pena. Já falaram tanto do assunto, que já perderam as esperanças de obter algum resultado, então em protesto, se calam. A forma de tratar isso não é calando-se, mas sim buscando ajuda.
Deve-se avaliar também quem tem razão, e de que maneira estão se comunicando.

Será que os casais se comunicam como se deve? Quantos casais simplesmente falam só oi e tchau? Quantos maridos ou esposa ocultam do cônjuge informações importantes e quantos casais deixam de compartilhar sonhos, vontades, frustrações, coisas que lhes perturbam? Quantos casais vivem à base de mentiras? Quantos casais se comunicam de forma agressiva e com ira?  São comunicações inadequadas que trazem problemas de relacionamento. A comunicação é emitida não apenas por palavras, mas também através de gestos e pelo tom de voz. Uma pesquisa constatou que numa mensagem,  o impacto emocional produzida pela comunicação, é causado por: 7%  por causa das palavras,35% pela expressão facial e 58% pelos gestos, posturas e expressões faciais. Perceba o efeito que o tom de voz tem num simples pedido:  - Pegue aquele objeto para mim, por favor. – Pegue aquele objeto para mim, por favor!!!! [R3] Qual desses você achou mais educado e gentil? É claro que o primeiro pedido. Veja como o tom de voz influenciou a mensagem. Com certeza o primeiro pedinte, seria atendido com muito mais satisfação do que o segundo.

Melhore a comunicação:

Saiba ouvir: ser um bom ouvinte é uma qualidade. Só é um bom ouvinte aquele que pensa nos outros. Isso significa que quando o nosso cônjuge não é importante para nós, não o ouvimos. Não somos bons ouvintes. Ficamos presos nos nossos pensamentos e nos nossos interesses. Quando alguém fala algo, quer transmitir o que para ela é importante. Não prestando atenção as suas palavras, estamos desprezando a pessoa. “O ouvinte ativo tende ver as coisas como quem fala as vê e sentir as coisas como quem fala sente . Essa identificação com quem fala se chama empatia e requer muito esforço.” – extraído de O Monge e o Executivo.


Não enrole: muitos conjugues tentam enrolar o parceiro na comunicação. Jesus disse em Mt 5:37: “Seja, porém a tua palavra: Sim, sim, não, não. O que disto passar vem do maligno”  Jesus está dizendo que nossa comunicação tem que ser sincera, verdadeira, pois o que passar disto, a enrolação, vem do diabo! A enrolação é uma forma de não falar a verdade, de esconder algo errado. É a expressão do medo por ter feito algo errado. É a maneira de disfarçar uma situação que não está boa.

Fale a verdade: nunca diga que algo vai bem, quando não vai. Nunca faça falsas declarações para encobrir a insatisfação, a tristeza; ceder sempre, para não brigar. Nunca use meias palavras para se comunicar. Não use e indiretas, seja simples e direto.  Nunca deixe de contar algo por inteiro. Deixar de contar uma parte para não causar tristezas e decepções no conjugue, é uma forma de enrolá-lo.

Não impeça a comunicação: Muitas vezes um conjugue não compartilha seus sentimentos, idéias, vontades ou opiniões ao outro porque se sente constrangido. Atitudes de desprezo ao ouvir, achar que a opinião do conjugue não é a certa ou até mesmo ridícula, achar que o conjugue é alguém que não conhece nada. Não acatar as opiniões porque simplesmente irritam, são atitudes que farão o cônjuge pensar duas vezes antes de manifestar sua opinião novamente.

Tenha o tom correto na comunicação: A Bíblia nos trás uma mensagem sobre isso. Vamos ver o texto que está em Pv 15:1 “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”. Na linguagem de hoje lemos: “A resposta delicada acalma o furor, mas a palavra dura aumenta a raiva.”Na pratica, no dia-a-dia, vemos isso acontecer constantemente. Observe: Uma resposta num tom agressivo, encerra uma conversa ou a transforma numa briga; uma critica com tom rude, nunca será aceita, enquanto que a critica feita com um tom amoroso, poderá ser aceita. Uma fala transmitida com tom sarcástico transmitirá a idéia da pessoa estar ironizando o outro. Ainda temos as falas com tons de piedade, de choro, romântica que sempre poderão mudar a interpretação da mensagem.

Pense antes de falar: Certo dia Deus me deu um conselho que nunca esqueço. Ele disse: - Nunca deixe a emoção passar por cima da razão. Em certas ocasiões, quando estamos irritados, chateados, depressivos, aborrecidos, decepcionados, falamos coisas que não devemos falar, e ainda com tons que não devemos usar. A Bíblia diz em Tg 1:19: “Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo o homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.” 

Nunca deixe de falar o que é importante: Uma correção na atitude do conjugue, uma repreensão pela ofensa, um esclarecimento de uma situação mal resolvida, tem que ser comunicado, mas no tempo certo. A Bíblia diz em Ef 4:25-26 “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira,” .Quando Paulo diz para que o sol não se ponha sobre a nossa ira, está dizendo que  não devemos dormir com a ira. Dormir com a ira é dormir com um problema mal resolvido. Isso não significa tirar satisfação, ou descontar a raiva antes de dormir, mas diz que não devemos dormir sem antes resolvermos as pendênciasamigavelmente.

TAREFA:

É tempo de acertamos a comunicação.
Quantas coisas deixamos de falar todo esse tempo?
Gostaria que vocês selecionassem um dia da semana e sentassem juntos sem televisão e sem telefone. Nesse dia ponham em dia assuntos como sonhos que vocês têm e coisas que estão sentido. Expressem como se sentem no trabalho, o que estão achando da Igreja. Comente sobre suas dificuldades espirituais e profissionais. Falem das finanças, dos filhos, da família. Contem coisas que aconteceram durante a semana. Revelem segredos especiais, como coisas ruins e boas que aconteceram no passado. Pergunte se tem alguma coisa que você pode fazer para melhorar o relacionamento e como poderia melhorar como pessoa.
Temos certeza que a comunicação de vocês ficará mais fácil a partir desse dia.
Tenha o hábito de sempre fazer isso, pelo menos duas vezes por mês. 



 [R1]Pedir para lerem a Bíblia em Gn 11.1-9.
 [N2]esse texto é uma conversa de uma casal, que faz uma bagunça tremenda por erros de comunicação. Então é preciso que um casal leia colocando ênfase nas frases, como se vocês fossem o casal.
As frases em parênteses, o casal instrutor deve ler. A Idéia é passar aos casais da forma mais real possível.

0 comentários:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDOS!!!

SEGUIDORES


Quem sou eu

Minha foto
Missionária Adriane